Sobre

A pandemia pelo coronavírus Sars-Cov-2 (COVID-19) levou diversos países a adotar medidas de distanciamento e isolamento social na tentativa de diminuir a disseminação da doença. Estas medidas podem gerar reações de estresse em todos, causando sofrimento e muitas vezes levando a problemas emocionais e comportamentais, inclusive nas crianças e adolescentes. Leia mais sobre os possíveis efeitos da pandemia sobre a saúde mental de crianças e adolescentes aqui.

Este projeto tem como objetivos caracterizar emoções e comportamentos das crianças e adolescentes brasileiras no contexto da pandemia COVID-19.

O projeto foi avaliado e aprovado pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq-HCFMUSP) - parecer número 3.972.530 e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) - parecer número 4.053.282.

Como isso será feito?

Vamos monitorar emoções e comportamentos das crianças e adolescentes ao longo de 12 meses, assim como situações que aumentam o risco ou protegem, a partir de questões respondidas pelos pais. As crianças também serão convidadas a participar de um jogo via internet que avalia a flexibilidade do seu pensamento.

Por que devo participar?

Diversos países estão realizando pesquisas para entender o impacto psicológico da pandemia na população. Veja a lista de estudos pelo mundo aqui.

É fundamental que tenhamos dados sobre as crianças e adolescentes brasileiras para entender quais as suas necessidades, planejar intervenções, notificar o governo e escolas de modo a auxiliar na criação de políticas públicas, e também contribuir para a informação de pais.

Além disso, se identificarmos que a criança ou adolescente apresenta algum quadro grave, você será imediatamente notificado e será oferecido atendimento no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Como serão divulgados os dados?

Após iniciar sua participação e preencher os dados, você receberá por e-mail informações sobre como estão os comportamentos do seu filho(a) comparados à todas as crianças que estão participando dessa pesquisa e também comparados aos padrões na população. Os dados do seu filho(a) estarão disponíveis apenas para você.

Os dados do grupo de crianças e adolescentes que respondeu a pesquisa serão divulgados amplamente. Não serão divulgados dados individuais e jamais o seu filho(a) será identificado.

 

Monitoramento da saúde mental de crianças e adolescentes frente à pandemia COVID-19

 

Quem somos

Somos pesquisadores na área de saúde mental e desenvolvimento infantil da Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenados pelo Professor Dr. Guilherme V. Polanczyk.

Sobre o coordenador

Guilherme Vanoni Polanczyk é Professor Associado da Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. É Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq-HCFMUSP e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. É Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica e Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry.

Equipe

Guilherme Polanczyk
 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Adriana Argeu
 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar

Psicóloga especialista em Gestão Pública de Saúde pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD), atua na área de pesquisa em saúde mental. Tem experiência em coordenação de pesquisa de campo, treinamento e aplicação de instrumentos e gerenciamento de pesquisa clínica.

http://lattes.cnpq.br/3460986579409170

Caio Casella

Psiquiatria Geral e da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Coordenador da Equipe Médica do Hospital Dia Infantil do IPq-HCFMUSP. Psiquiatra do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP. 

http://lattes.cnpq.br/2379899845969471

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Daniel Fatori

Daniel Fatori é um pesquisador dedicado à ciência desde o 1º ano de graduação. Ao longo dos anos, dedicou seu tempo a estudar a saúde mental de crianças, adolescentes e mães, epidemiologia clínica, metodologia de ensaios clínicos e ciência de dados. É atualmente pós-doutorando FAPESP no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

http://lattes.cnpq.br/2023976832373535

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Elizabeth Shephard

Sou bolsista de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e pesquisadora associada de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência (IoPPN), King's College London. Minha área de especialização é neurociência cognitiva do desenvolvimento, usando principalmente a eletroencefalografia (EEG) para entender o desenvolvimento neurocognitivo típico e atípico.

http://lattes.cnpq.br/5052344141599039

 
 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Luara Nagata Otoch

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas, Residência Médica em Psiquiatria Geral e Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP. Foi Preceptora do Programa de Residência Médica do Instituto de Psiquiatria HC FMUSP. Atualmente é colaboradora do Programa de Diagnóstico e Intervenção Precoce (PRODIP) do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP.

http://lattes.cnpq.br/0886528824872211

 
 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Fernanda Alarcão

Fernanda Speggiorin Pereira Alarcão, é psicóloga, especialista em avaliação neuropsicológica e psicodiagnóstico. Atualmente é supervisora do Programa de visitação domiciliar Primeiros Laços, do PRODIP-IPQHCFMUSP e pós-doutoranda do Departamento de Psiquiatria HCFMUSP.

http://lattes.cnpq.br/2814209515791307

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Giovanna Mazzuli

Atualmente cursa o nono semestre da graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É responsável pela gestão dos bancos de dados de pesquisas no Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces (ProDIP), do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP, coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme V. Polanczyk.

http://lattes.cnpq.br/8752381441848669

Luis Carlos Farhat

Estudante de Medicina da Faculdade de Medicina da USP, estagiário de pesquisa no grupo do prof. Guilherme Polanczyk da USP. Tem maior interesse em saúde mental baseada em evidência e psiquiatria de precisão. Também tem interesse em investigar questões diversas de epidemiologia psiquiátrica.

http://lattes.cnpq.br/7561747046272781

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Luisa Sugaya

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq - HCFMUSP). Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria (IPq-HCFMUSP). Doutoranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

http://lattes.cnpq.br/0609364995577097

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Monike Teixeira

Psicóloga e coordenadora de pesquisa clínica.

http://lattes.cnpq.br/3387664693832743

 
 
 
G
M
T
Y
 
 
Detectar idiomaAfricânerAlbanêsAlemãoAmáricoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCanarêsCatalãoCazaqueCebuanoChicheuaChinês simpChinês tradChonaCingalêsCoreanoCorsoCrioulo haitianoCroataCurdoDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFilipinoFinlandêsFrancêsFrísioGaélico escocêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGuzerateHauçaHavaianoHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIídicheIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoLuxemburguêsMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarataMongolNepalêsNorueguêsPachtoPersaPolonêsPortuguêsPunjabiQuirguizRomenoRussoSamoanoSérvioSessotoSindiSomaliSuaíleSuecoSundanêsTadjiqueTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaXhosaZulu
 
AfricânerAlbanêsAlemãoAmáricoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCanarêsCatalãoCazaqueCebuanoChicheuaChinês simpChinês tradChonaCingalêsCoreanoCorsoCrioulo haitianoCroataCurdoDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFilipinoFinlandêsFrancêsFrísioGaélico escocêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGuzerateHauçaHavaianoHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIídicheIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoLuxemburguêsMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarataMongolNepalêsNorueguêsPachtoPersaPolonêsPortuguêsPunjabiQuirguizRomenoRussoSamoanoSérvioSessotoSindiSomaliSuaíleSuecoSundanêsTadjiqueTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaXhosaZulu 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
 
Opções : Histórico : Comentários : DonateEncerrar
Pedro Fonseca Zuccolo

Psicólogo. É pós-doutorando no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, onde atua em projeto voltados à intervenções para saúde mental na gestação e primeira infância, e estudos sobre neurodesenvolvimento.

http://lattes.cnpq.br/0745758815601313

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Wagner Gurgel

Médico pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psiquiatra da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-USP). Médico colaborador do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq-HCFMUSP (SEPIA).

http://lattes.cnpq.br/2493259613990127

 
 
G
M
T
Y
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
[removed]
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
 

A sua participação no estudo é voluntária, concordando em responder formulários online sobre o seu filho(a) a cada 15 dias durante o período de confinamento domiciliar e após, mensalmente até 1 ano. Você poderá deixar de participar do estudo a qualquer momento.

Se você tem filhos entre 5 e 17 anos de idade e gostaria de participar, clique em Participar e acesse as perguntas da pesquisa.

 
 

Contato

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - FMUSP

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 05403-010

foto_ipq_edited.png

©2020 por Jovens na Pandemia